20 de julho de 2007 - 13:55

Edinanci Silva conquita o segundo ouro do Brasil no judô

Campeã em Santo Domingo (2003), Edinanci Silva conseguiu uma imobilização na cubana Yurisel Laborde e conquistou o segundo ouro do judô no dia.

Assim como Tiago Camilo, Edinanci também já havia vencido a rival na final desta sexta-feira há pouco mais de um mês, no Pan-Americano da modalidade no Canadá. Na Copa do Mundo disputada em Belo Horizonte em maio, Laborde foi vitoriosa.

No combate final, a judoca brasileira teve mais dificuldade que as lutas até então desta sexta. Com dificuldades de encaixar uma boa pegada, as duas judocas foram punidas com um shido, que equivale a um koka na metade da luta. Faltando pouco mais de um minuto, Laborde levou um shido e depois foi imobilizada por Edinanci.

A brasileira, porém, não teve de suar para chegar até a final. Sempre agressiva, ela venceu seu primeiro combate, contra a salvadorenha Mirla Norberto em apenas dez segundos. Na segunda luta, contra a argentina Lorena Briceño, não precisou de muito mais tempo, aplicando um ippon em menos de dez segundos.

Edinanci, pódio em dois Mundiais adultos e dona de duas medalhas pan-americanas, a última delas, em Santo Domingo-2003, de ouro, chegou como uma das favoritas. A cubana também chegava credenciada: era a atual campeã mundial da categoria.