18 de setembro de 2004 - 09:10

Brasil faz festa na abertura da Paraolimpíada

A maior edição da Paraolimpíada de Atenas foi aberta ontem com uma cerimônia realizada no Estádio Olímpico de Atenas. O evento olímpico contou com uma abertura grandiosa com shows de luz e fogos.

A abertura serviu também como festa de aniversário para o nadador brasileiro Marcello Collet, que completou 24 anos. Logo cedo, o nadador, que tem dificuldade de locomoção em decorrência de um atropelamento, recebeu os parabéns de toda a equipe brasileira paraolímpica de natação durante o treinamento

"A emoção que estou sentindo de estar em Atenas é até difícil de explicar. Essa é minha primeira Paraolimpíada e eu não poderia ter um presente melhor do que esse", disse ele, que disputará os 400 metros e o revezamento e estará acompanhado em Atenas do pai, César Mauro, e da mãe, Maria Aparecida.

O responsável por carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura foi o nadador José Afonso Medeiros, o Caco, que tem dificuldade de locomoção e foi escolhido em uma votação de atletas de todas as modalidades com sete votos.

Em segundo lugar ficou o maratonista Aurélio Guedes, deficiente visual, que foi o encarregado de conduzir a cadeira de rodas de Caco.

Já a equipe brasileira de basquete em cadeira de rodas não participou da cerimônia de abertura da Paraolimpíada porque vai enfrentar na manhã de sábado o Canadá, atual campeão paraolímpico.

"A seleção passou por várias fases de treinamento, realizou amistosos e pôde adquirir boa qualidade material para a competição", disse um dos técnicos da equipe, Itamar da Silva.

Além do Canadá, o Brasil enfrentará Austrália, França, Itália e Grã-Bretanha no Grupo A.

A delegação brasileira que disputará a Paraolimpíada é a maior da história, com 98 atletas, sendo 21 mulheres e 78 homens, que disputarão 13 modalidades.

A meta do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) é ficar entre as três maiores potências das Américas e entre as 20 primeiras do mundo.

Em 2000, os atletas brasileiros conquistaram 22 medalhas - seis de ouro, dez de prata e seis de bronze.

Confira a programação brasileira neste sábado em Atenas:

Basquete
Brasil x Canadá, às 3 horas (de Brasília)

Futebol de 5
Brasil x Coréia, às 4 horas (de Brasília)

Esgrima
Andrea Mello (BRA) x Gyongyi Dani, às 3h40 (de Brasília)

Tênis de mesa
Andrea Furlan x Cristovam Lima (BRA), às 8h40 (de Brasília)
Yan Zhang x Ivanildo Freitas (BRA), às 4h40 (de Brasília)
Otto Vilsmaier x Iranildo Espíndola (BRA), às 6h40 (de Brasília)
Luiz Algacir Vergílio da Silva (BRA) x Heung Sik Yang, às 6 horas (de Brasília)
Heiko Gosemann x Roberto Alves (BRA), às 10h10 (de Brasília)

 

 

 

Terra Redação