18 de julho de 2007 - 07:45

Anatel autoriza reajuste de 2,13% na tarifa de telefonia fixa em MS

O reajuste das tarifas de telefonia para ligações de aparelho fixo para fixo será de 2,1385% em Mato Grosso do Sul, mercado atendido pela Brasil Telecom, enquanto as ligações de fixo para celular terão reajuste de 3,28987%. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou ontem a mudança nas tarifas.

O reajuste para as ligações fixas só valerá a partir de 1º de outubro. A Anatel determinou o prazo de três meses para o início das novas tarifas para que o consumidor não confunda o início da vigência do reajuste com a transferência da cobrança de pulso para minuto, que poderá trazer mudanças nas tarifas.

A Anatel autorizou ainda um reajuste de até 8,06% para chamadas interurbanas e internacionais, mas não divulgou o índice por companhia. Para a telefonia móvel, interurbano e internacional, o reajuste passa a valer 48 horas depois de as empresas publicarem os novos índices em jornais de grande circulação.

O valor do crédito para utilização dos Telefones de Uso Público, os "orelhões", sofrerão reajuste de 2,16% e passa a ser R$ 0,1185, com impostos, único em todo o território nacional. O valor médio ficou abaixo do IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que mede a variação de preços do setor de telefonia fixa e foi em 2,92% nos últimos 12 meses.

Ficou também abaixo do IPCA (3,18%) e do IGPI-DI (4,38%). Além do IST, a Anatel leva em consideração os ganhos de produtividade das telefonias fixas. O índice começou a ser calculado no ano passado e substituiu o IGP-DI na determinação dos reajustes.

 

Mídia Max