18 de setembro de 2004 - 08:25

Nova tempestade ganha força e pode virar furacão

A tempestade tropical Jeanne, que matou sete pessoas na República Dominicana, perdeu intensidade hoje, mas as Bahamas se mantêm sob alerta devido à aproximação da 11ª tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico, o Karl. O Centro Nacional de Furacões (NHC) estima que a tormenta se fortalecerá e passará à categoria de furacão nas próximas 24 horas.

O Karl ganhou força e tem ventos máximos de 100 km/h. Para a tormenta se transformar em um furacão de categoria um na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai de um a cinco, faltam apenas 8 km/h na velocidade de deslocamento.

A tempestade estava às 21h GMT (18h de Brasília) a 13,4 graus de latitude norte e a 36,4 graus de longitude oeste, a 1.365 quilômetros a oeste das ilhas de Cabo Verde. O Karl se desloca para noroeste a 22 quilômetros por hora e deve manter este movimento, perdendo velocidade.

Temporada violenta
Especialistas alertaram que a atual temporada de furacões na região do mar do Caribe se caracteriza por fenômenos meteorológicos mais violentos do que de costume. A prova disso é a formação da 11ª tempestade, o Karl, que ganha velocidade e pode se tornar furacão nas próximas 24h.

A tempestade Jeanne, que teve a intensidade de seus ventos máximos reduzidos a 55 km/h, matou sete pessoas em sua passagem pela República Dominicaba. Os meteorologistas prognosticam que ela se fortalecerá novamente quando passar sobre as águas quentes do Atlântico. Ainda hoje, a Guarda Nacional dos EUA entrou em ação e máquinas pesadas passaram a vasculhar os destroços de casas nos Estados do Sul, em meio à operação de limpeza da costa depois da passagem do furacão Ivan. Apenas no país, o furacão pode ter matado mais de 30 pessoas e 70 no Caribe.

Antes desses, porém, outros furacões assolaram a região, entre eles, Charley, Javier, Gaston, Frances e Alex.

 

Terra Redação