17 de julho de 2007 - 06:00

Conferência discutiu prioridades na saúde em Fátima do Sul

A Conferência teve início às doze horas da tarde, com a presença de vários seguimentos da sociedade que vieram participar do evento com o objetivo de debater os assuntos relacionados à Saúde do município de Fátima do Sul. O Tema central da V Conferência Municipal  “Saúde e Qualidade de Vida” e o tema específico: Política de Estado e Desenvolvimento “Tendo como palestrante a Senhora Karine Cavalcante da Costa, enfermeira, Gerente da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria de Estado de Saúde na Área da Coordenação de Atenção Básica”.

 

A conferência contou com a participação do Secretário de Administração Arnaldo Nardon, representando o Executivo Municipal e Maria Jorge Leite “Mariquinha”, representando o Legislativo Municipal, bem como o Presidente do Conselho Municipal de Saúde senhor Valdeir Bezerra Soares que fez a abertura dos trabalhos, em seguida a Secretária Municipal de Saúde Senhora Priscila Cristina Gazola, também fez uso da palavra agradecendo a todos os participantes desta Conferencia, logo após foi feita a leitura do Regimento Interno, o qual  ficou aprovado por unanimidade.

 

Seguindo a Programação a palestrante enfermeira Karine Cavalcante fez uma explanação sobre o tema Saúde e Qualidade de Vida  - Política de Estado  Desenvolvimento, através de data-show,  após  sua fala, abriu-se espaço para os debates, relativos ao tema. Vários foram os questionamentos da sociedade com relação ao Sistema de Saúde do nosso município, aos programas existentes nas Unidades de Saúde, e outros mais.

 

Em seguida a Secretária Municipal de Saúde,  enfermeira Priscila Cristina Gazola, apresenta o perfil de Saúde do Município de Fátima do Sul, fazendo um comparativo entre os anos de 2005 e 2006, logo após passamos para os  trabalhos em  grupo, onde temos como objetivo eleger as prioridades de saúde para o município de Fátima do Sul. Foram formados cinco grupos  de trabalho, constituídos por um coordenador e um relator,  e com participantes dos seguimentos de usuários, trabalhadores e prestadores e serviços em saúde, que tem por finalidade elaborar propostas a serem votadas, conforme sugestão da Coordenação da Conferencia cada grupo iria realizar duas propostas sendo que uma delas como prioritária e outra como secundária. Enfim após a apresentação das mesmas, foram aprovadas por unanimidade as seguintes Propostas:

 

Prioritárias:

 

Funcionamento do novo Hospital Regional em Fátima do Sul, com capacitação e treinamentos aos funcionários que lá irão trabalhar.

Contratação de médico neurologista e aquisição de equipamentos para diagnose na área de neurologia.

Reivindicação para o aumento da tabela nacional de procedimentos do  SUS e o  aumento de cotas para os procedimentos.

Implantação de Programas específicos voltados para o idoso com ênfase na prevenção, integrar o Programa Hiperdia junto ao projeto Conviver, com atividades físicas, lazer e cultura.

Construção de uma sede para a Unidade de Saúde  da Família  no Bairro Jardim O Pioneiro, pois o prédio atual é alugado.

 

Secundárias:

 

Construção de Usina para reciclagem do lixo.

Proporcionar  treinamento sobre Relação humana para os funcionários da área da saúde.

Contratação de médicos na especialidade de pediatria e geriatria para o município.

Implantação de mais equipes do  PSF para as áreas descobertas.

Maior fiscalização sobre os recursos da CPMF destinados à  área da saúde.

                                      

Após a aprovação das propostas, foram apreciadas e votadas as moções:

 

Repúdio a não atualização periódica da tabela nacional de procedimentos do SUS.

Congratulações a Senhora prefeita Municipal pelas ações realizadas no sistema de saúde do Centro Educacional e Jardim Brasilandia,