16 de julho de 2007 - 14:45

Conheça os perigos de usar MSN no trabalho

Depois que uma conversa pela internet entre funcionários do Judiciário paulista foi adulterada e publicada nas páginas do "Diário Oficial do Estado", ficou claro que todo o cuidado é pouco na hora de trocar mensagens por e-mail ou MSN no local de trabalho.

E, neste caso, não adianta chiar, pois na maioria dos casos a lei brasileira dá ao empregador o direito de monitorar as mensagens eletrônicas de seus funcionários.

Algumas empresas têm regras claras sobre o assunto. Mesmo assim, é muito comum que aquele comentário que você fez sobre seu chefe ou aquela piada enviada a um colega vá parar na mesa do dono da empresa.

Chantagens, vazamento de informações e cantadas por MSN são situações que acontecem em cerca de 80% das empresas que permitem o uso de ferramentas de mensagem instantânea por seus funcionários, segundo o diretor da empresa Micro Frequency, Oracio Kuradomi. “Tem funcionário que passa o tempo todo batendo papo”, diz Kuradomi.

Ele é o responsável por um sistema de controle e monitoramento de internet vendido para outras empresas. Algumas vezes, também é contratado para monitorar o uso que os funcionários estão fazendo dos emails e MSN.

“Tem empresa que me contrata para ver o que acontece lá dentro. Os funcionários são avisados que tudo está sendo tudo gravado, mas depois de um tempo, as pessoas esquecem”, diz Kuradomi.

O trecho de conversa abaixo foi tirado de uma empresa na qual ele presta serviço e tem autorização e senha para fazer o monitoramento. Os nomes e parte do conteúdo foram alterados ou omitidos. Foram mantidos a linguagem de internet e os erros de português.

Ameaças

Uma conversa entre um funcionário do departamento pessoal de uma empresa e um técnico de processamento de dados foi parar na mesa do dono da companhia. Veja trechos:

Técnico CPD falou: o que ta pegando que recebi um aviso aqui

DP falou: Bem a ordem veio da diretoria, infelizmente não temos como fazer nada, não sei o que aconteceu.

Técnico CPD falou: fulana vou ferrar com a vida dele tenho log de conversas gravados dele e seus cambalachos ate dele flertando varias funcionarias e fornecedoras

DP falou: não sei o que te dizer. infelizmente não posso fazer nada

Técnico CPD falou: kkkkkkkkkk vou falar com o v*** se ele naum rever vou enviar as conversas que tenho gravado para mulher dele

Vazamento de informação

Um ex-patrão e um ex-funcionário fazem uma combinação. O primeiro oferece um dinheiro por fora para ser favorecido em um negócio. O ex-funcionário aceita prejudicar a companhia em que está trabalhando agora para ajudar o ex-chefe, em troca de dinheiro.

exfuncionario falou: realmente esta distribuidora e bem maior e tenho mais benefícios agora podemos armar um esquema tem uns produtos com preço alto aqui e seu preço e melhor quanto me paga de comissão se eu ajeitar umas vendas aqui para você...

expatrao falou: Claro é assim que se fala, faz Asiim eu te pago 3% a cada venda que me realizar daí, vê se consegue a cópia da carteira de cliente geral daí, lembra a reforma da sua casa, se conseguir dou um jeito nela.

exfuncionario falou: legal vou ver o que consigo mas os 3% eu j a de inicio ta legal amanha mesmo já passo uns pedidos vou enviar no xxxx@yyyyy.com.br ok.... e vamos combinar o acerto todo sexta feira e que sexta trabalhamos ate as 16hs ai saindo daqui vou pra ai

expatrao falou: Claro! Fechado... te espero nesta Sexta já, vem tomar café e acertamos todos os detalhes, o que de mal tem em ganhar dos 2 lados, certo?

Os diálogos foram cedidos pela empresa Micro Frequency. O monitoramento das conversas foi feito a pedido das próprias empresas e era de conhecimento dos funcionários.

 

 

RMT Online