12 de julho de 2007 - 17:00

Cheias deixam pelo menos 1,5 mil desalojados no RS

A elevação do nível dos rios no Rio Grande do Sul deixou pelo menos 1,5 mil desabrigados, segundo levantamento da Defesa Civil. As regiões mais atingidas são os vales do Taquari e do Caí.
 
Na noite de quarta-feira (11), o prefeito de São Sebastião do Caí (RS), Léo Klein, decretou estado de emergência na cidade. Segundo ele, entre 80 e 85 famílias – cerca de 400 pessoas – estão abrigadas no Centro Integrado do Bairro Navegantes e nas garagens da Secretaria Municipal de Obras.
 
Em Encantado (RS), o Rio Taquari subiu 18 metros acima do nível normal e invadiu diversas residências. O município registrou o maior número de desabrigados no estado, cerca de mil pessoas.
 
O pedreiro Caue Porto de Souza, 24 anos, não sabe o que fazer com os móveis sujos e molhados. “O cara está começando agora e acontece uma coisa dessas. Para recomeçar, fica difícil”, afirma. A família de Souza vai se revezar para varrer a lama e lavar os pertences.
 
De acordo com o secretário municipal de Obras, Sérgio Luiz Zamboni, a Prefeitura de Encantado pretende recolocar essas pessoas em seus lares e, por enquanto, não está tomando medidas de precaução com base na previsão do tempo. Cerca de 50 pessoas continuam em casas de parentes ou no ginásio municipal.
 
 
G1