12 de julho de 2007 - 15:29

Iagro faz vacinação acompanhada em Japorã e Mundo Novo

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) concluiu a vacinação acompanhada por técnicos do órgão contra a febre aftosa e a identificação individual com brincos de todos os bovinos e bubalinos do município de Eldorado. Já em Mundo Novo e Japorã, que também estão incluídos nessas ações de sanidade animal, os fiscais estão realizando os trabalhos nas regiões de periferia. Nas grandes propriedades dos dois municípios, as ações já foram concluídas.

A portaria que estabelece a obrigatoriedade da identificação individual de todos os bovinos e bubalinos dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo foi publicada no final de junho no Diário Oficial do Estado. Todo o material usado está sendo doado pela Iagro.

Segundo a portaria, os animais terão dupla identificação, sendo que na orelha direita será colocado brinco com numeração e código de barras e pino macho de cor vermelha, e na orelha esquerda será colocado o botton com a mesma cor do brinco.

Os bezerros e as bezerras com até três meses de idade serão identificados somente com o botton, ficando os brincos com a numeração correspondente sob responsabilidade do escritório local da Iagro, devendo ser aplicado pela agência durante a próxima vacinação, ou através de solicitação prévia do produtor quando ele tiver que transitar com os animais.

Os brincos e os bottons serão confeccionados na cor amarelo “gold” não comercial, com números em preto e código de barra da mesma cor, tudo sob a responsabilidade da Iagro.

Depois da identificação, a Iagro fornecerá ao produtor uma relação dos animais identificados na propriedade, sendo que a partir de tal data toda e qualquer movimentação deverá, obrigatoriamente, ser identificada e relacionada individualmente, além de anexados aos documentos de trânsito expedidos.

 

 

RMT Online