17 de setembro de 2004 - 17:31

Campanha convoca mulheres para exame preventivo

As equipes da Secretaria Municipal da Saúde estarão neste sábado (18/09), das 7h30min às 16 horas, nas unidades da Nova Bahia, Coronel Antonino, Vila Almeida, Universitário, Cophavilla II, Centro da Mulher (Aero Rancho), Guanandy, Moreninha III e Tiradentes para a Campanha de Prevenção do Câncer de Colo Uterino. As mulheres não precisam agendar horário de exame que será feito pelas enfermeiras das unidades. O mutirão será realizado ainda nos dias dois e 16 outubro. A realização das coletas de preventivo aos sábados visa atrair, principalmente, as mulheres que não têm condições de procurar uma unidade de saúde durante a semana.

Com exceção da Síndrome da Deficiência Imuno-adquirida (Aids), mal para o qual ainda não existe cura, nos casos dos cânceres de colo de útero e de mama os exames preventivos podem evitar o surgimento ou antecipar a cura das doenças. Em relação a Aids, mesmo não havendo cura, o tratamento oferecido gratuitamente no Brasil é capaz de reduzir, consideravelmente, a possibilidade de agravamento da doença.

A gerente técnica da Sesau, enfermeira responsável pela campanha, Mara Alice Real Gonçalves esclarece que a iniciativa visa ainda promover um alerta às mulheres quanto à necessidade de realização de exames preventivos de forma rotineira, pelo menos uma vez ao ano. “Muitas mulheres têm medo de fazer o exame, que é simples, rápido e indolor, mas o medo maior que elas devem ter é de contrair uma doença sexualmente transmissível, como o HPV que não tratado pode gerar um câncer uterino”, adverte a gerente técnica.

Segundo a gerente Mara Alice, o câncer do colo de útero tem lenta progressão, quanto mais cedo a descoberta maior chance de cura”, informa O exame deve ser realizado anualmente naquelas mulheres que têm vida sexual (ativa ou não), em mulheres com idade acima de 40 anos, e mesmo naquelas que já não tem mais útero, e pode ser realizado inclusive em gestantes que estão com preventivo em atraso.
 
 
MS Noticias