12 de julho de 2007 - 05:26

Embrapa realiza oficina de ovinocultura hoje em Ponta Porã

Desenvolver e fortalecer o APL (Arranjo Produtivo Local) da ovinocultura na região de Ponta Porã e municípios vizinhos, este é o objetivo principal do projeto que será executado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de sua unidade Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados).

Para isso amanhã, a empresa realiza uma oficina de estruturação do APL da ovinocultura, no auditório da Unidade, com a participação de pesquisadores e especialistas que apresentarão a proposta do APL, a visão dos produtores e a situação da atividade na região de fronteira. A partir disso, espera-se planejar as ações para implantar o projeto. O encontro contará também com uma reunião da Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura do Estado.

A implantação do centro experimental da ovinocultura na região de faixa de fronteira, composta por nove municípios, pretende realizar o levantamento de dados técnicos, estatísticos e de pesquisa, assim como, o desenvolvimento e o uso de tecnologias adequadas às condições locais que sustentem e fomentem a cadeia produtiva.

Na proposta estão previstas algumas ações, como o Centro Experimental da Ovinocultura no Sul do Estado (unidade demonstrativa) e o Centro de Capacitação de mão-de-obra rural destinada à atividade, a estruturação e elaboração do Manual de Boas Práticas e do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para pequenos produtores e assentados da região.

 

 

Mídia Max