11 de julho de 2007 - 08:26

Iagro inicia no fim do mês fiscalização em plantios de soja

Os fiscais sanitários da área vegetal do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) iniciam no fim do mês a fiscalização de cerca de 700 mil hectares que devem respeitar o vazio sanitário de soja, conforme informou a gestora de Defesa Sanitária Vegetal do órgão, Glauci da Conceição Orti.

Ela ressaltou que o trabalho ainda não foi iniciado devido os fiscais estarem envolvidos com as ações na fronteira do Brasil com o Paraguai, em conseqüência da febre aftosa em outubro de 2005.

Mato Grosso do Sul possui 875 mil hectares destinados ao cultivo de soja, divididos em 17 municípios do Estado, conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica). Segundo a gestora do Iagro, cerca de 80% da área será fiscalizada até meados de agosto.

Glauci da Conceição adianta que caso a população constate alguma irregularidade no território estadual com relação ao uso indevido de agrotóxico, vazio sanitário e ferrugem, pode fazer a denúncia através do telefone 0800-647 2788.

O vazio sanitário no Estado, que está em vigor desde o dia 1º desde mês vai até 30 de setembro, conforme estabelece a Lei Estadual nº 3.333, publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial do Estado, e visa à prevenção, o controle e a erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado.

Segundo o gerente de Defesa Sanitária Vegetal do Iagro, Félix Rebouças Castro, com a experiência do Estado vizinho, o sojicultor necessita de quatro a cinco aplicações de fungicidas para combater a doença e que o vazio sanitário representa a redução de uma aplicação, que representa 4% do custo da produção.

 

 


Mídia Max