11 de julho de 2007 - 04:39

Obesidade pode estar ligada ao consumo de proteína

Um estudo sobre obesidade infantil realizado na Europa indica que a doença pode ter relação com a ingestão de altos teores de proteínas no primeiro ano de vida. Coordenado pelo Dr Berthold Koletzko, professor da Universidade de Munique, Alemanha, o Programa de Obesidade Infantil da União Européia (UE), tem por objetivo investigar e comprovar cientificamente a relação entre nutrição na primeira infância e os efeitos causados à saúde futura. Os primeiros resultados foram apresentados durante o 15º. Congresso Europeu de Obesidade, realizado em Budapeste, Hungria, em abril deste ano.
 
No estudo, um grupo de pesquisadores acompanhou os efeitos da alimentação no primeiro ano de vida de 990 crianças, desde o nascimento até dois anos de idade, entre outubro de 2002 e julho de 2006.
 
A análise comparou o crescimento de crianças que foram alimentadas com fórmulas infantis de alto teor protéico (3g de proteína / 100kcal nos primeiros 6 meses e 4,5g/100kcal nos 6 meses posteriores) com os níveis daquelas que foram alimentadas com fórmulas infantis com baixo teor de proteína (1,8g de proteína / 100kcal e 2,25g/100kcal, respectivamente). Um grupo alimentado com leite materno também foi acompanhado para referência.
 
Os primeiros resultados mostraram que as crianças alimentadas com leite materno e aquelas alimentadas com fórmulas infantis com baixo teor protéico tiveram taxa de crescimento semelhante, além de benefício metabólico e endócrino, com melhores índices de massa corporal, indicando, potencialmente, um menor risco de obesidade futura.
 
Para o coordenador do estudo - que fez palestra em congresso médico, no Brasil, em março deste ano - os dados obtidos são evidências da influência da nutrição no primeiro ano de vida. "Os resultados iniciais desde estudo mostram a importância do aleitamento materno em conjunto com o desenvolvimento da composição correta da fórmula infantil, além da escolha de uma alimentação complementar adequada", afirma Koletzko.
 
 
 
 
Dourados News