17 de setembro de 2004 - 16:22

Receita ainda espera 40% das declarações de imóveis rurais

 

A 14 dias do prazo final de entrega, a Receita Federal ainda aguarda a declaração de 40% dos proprietários de imóveis rurais. O prazo termina no dia 30 deste mês e, a exemplo de anos anteriores, não será prorrogado.

Até agora foram entregues 2,3 milhões de documentos, o que corresponde a 60% do volume esperado pela Receita, de 4 milhões. No ano passado, outros 300 mil contribuintes apresentaram a declaração fora do prazo, elevando o número para 4,3 milhões.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, acredita que o volume de declarações recebidas este ano ficará próximo do de 2003. "Ainda temos quase duas semanas, e a tendência é de que os que ainda não prestaram contas o façam dentro do prazo", avalia.

Além da internet (www.receita.fazenda.gov.br), a declaração de propriedade rural pode ser entregue em disquete no Banco do Brasil e Caixa Econômica, ou nos Correios, via formulário de papel.

O contribuinte que não apresentá-la no prazo estará sujeito ao pagamento de multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, cujo valor não poderá ser inferior a R$ 50,00.

Declaração de Isento – O número de declarações de isento entregues até hoje (sexta-feira) atinge 15 milhões. Desse total, 7,2 milhões foram feitas pela internet, e 6,5 milhões nas casas lotéricas.

Os Correios receberam 600 mil documentos. O restante foi feito pelo telefone (0300-78-0300), Banco do Brasil e Banco Popular do Brasil. São esperadas cerca de 50 milhões de declarações. O prazo de entrega vai até 30 de novembro. As informações são da Receita Federal.