10 de julho de 2007 - 08:46

Caarapó realiza a IV Conferência Municipal de Saúde

A prefeitura de Caarapó, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu a IV Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado no último dia 6, no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), e reuniu a população para avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas esferas de governo municipal, estadual e federal. O tema foi Saúde e qualidade de vida: Polícias de estado e desenvolvimento.

 

A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito Mateus Palma de Farias (PR), pela vice Teresinha Batista (PT), pela palestrante Elisabete Kruk de Freitas Baldasso, do Núcleo Regional de Saúde de Dourados, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Aparecido dos Santos, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Esteves Croider, pela coordenadora do Fórum dos Usuários do SUS, Marineide dos Anjos, e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo César Gonçalves.

 

O debate girou em torno de três eixos: 1 - Desafios para Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento, 2 - Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: O SUS na Seguridade Social e 3 - A participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde. As discussões resultaram na aprovação de uma série de propostas com vistas à melhoria da qualidade de saúde sob a responsabilidade dos três níveis de governo, que serão levadas à VI Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, a ser realizada no período de 13 a 15 de setembro, em Campo Grande.

 

Os participantes da conferência de Caarapó elegeram delegados e suplentes representantes dos segmentos dos usuários (titulares: Clarice Esteves Croider e Regiane Alves de Souza. Suplentes: Marineide da Silva dos Anjos e Juciléia Luzia Florenciano), trabalhadores em saúde (titular: Marilene Simone Amorim Marques Bullmam e Júlia Soares, suplente) e prestadores de serviços públicos e privados (titular: Conceição Aparecida Pícolo e Adalberto Araújo Corrêa, suplente).

 

Os delegados vão representar o Município de Caarapó na Conferência Estadual de Saúde, tendo como principal atribuição a defesa das propostas aprovadas na conferência local.

 

Moção de Congratulações

Os participantes da conferência de Caarapó aprovaram Moção de Congratulações e elogios ao prefeito Mateus Palma de Farias pelas ações realizadas no sistema de atendimento de Saúde no Município, como a reforma do Posto de Atendimento Médico (PAM), expansão do horário de atendimento (até às 22h), aquisição de veículos para transporte de enfermos, implantação de Unidade Básica de Saúde (Núcleo IV), construção de postos de saúde na reserva indígena, em parceria com a Funasa, projetos de reforma de outras unidades de saúde, implantação da quinta Unidade de Saúde de PSF e contratação de psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, oftalmologista e ortopedista, e aplicação de 17,22% do orçamento municipal nos serviços de saúde.

 

 

 

 

Diário MS