17 de setembro de 2004 - 16:11

Dólar fecha com menor cotação desde 26 de janeiro

O mercado cambial acompanhou a tendência positiva do risco Brasil e o dólar encerrou na menor cotação desde 26 de janeiro deste ano. O dólar comercial fechou cotado a R$ 2,866 na compra e R$ 2,868 na venda, com queda de 0,58%. Na Bolsa de Valores de São Paulo, o índice Ibovespa ultrapassou a marca de 23 mil pontos, em alta de 0,61%, aos 23.015 pontos, às 16h32.

Nas duas últimas sessões, o dólar comercial acumulou desvalorização de 0,79%. Segundo analistas, a moeda tende a permanecer neste patamar durante algum tempo ainda, favorecida principalmente pelo ingresso dos recursos das recentes captações anunciadas pelos bancos e o baixo nível da taxa de risco-País.

Além disso, ontem, os indicadores norte-americanos de inflação no varejo e produção na Filadélfia confirmaram o arrefecimento nas taxas de crescimento do país em referência, trazendo ao mercado a sensação de que o Federal Reserve (Fed, banco central) não elevará a taxa de juros por muito tempo.

A Bovespa operava em alta ainda embalada pela cena macoreconômica favorável. Operadores comentavam que, além do gradualismo acenado pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o debate em torno da elevação da meta de superávit fiscal também agradava o mercado.

 

 

Invertia