9 de julho de 2007 - 10:50

Presidente volta a defender redução dos subsídios agrícolas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, em seu programa de rádio Café com Presidente, a redução dos subsídios agrícolas no Estados Unidos e Europa. De acordo com ele, nos últimos três anos, foram dados US$ 15 bilhões em subsídios aos agricultores norte-americanos.

Os países em desenvolvimento pedem que esse valor caia para US$ 12 bilhões. “Eles estão propondo 17. Ou seja, estão querendo aumentar, inclusive, a média dos últimos três anos. Nós não podemos aceitar”, disse Lula.

Na avaliação do presidente, há chances de se retomar as negociações da Rodada de Doha, que discute o fim dos subsídios agrícolas concedidos nos países desenvolvidos aos produtores nacionais. Em troca, as nações mais ricas exigem a diminuição de barreiras a produtos industriais.

“A União Européia, além de não mexer nada nos coeficientes da agricultura, quer que nós baixemos o coeficiente dos produtos industriais. E o que eles querem? Que a gente abra nossa indústria para eles e eles não abrem a agricultura para os países do terceiro mundo. Também não dá! Não é uma questão de orgulho, é uma questão de justiça. Nesse acordo de Doha os países pobres pecisam sair ganhando alguma coisa. Os ricos já ganharam demais no século 20.”

 

 

Agência Brasil