9 de julho de 2007 - 10:12

IBGE: produção industrial sobe em 10 regiões em maio

A produção industrial cresceu em 10 dos 14 locais pesquisados em maio ante abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira.

O maior crescimento foi apurado em Goiás, onde a produção das fábricas em maio foi 6,1% maior do que a registrada no mês anterior. Em São Paulo, onde se concentra a maior parte das indústrias do país, o aumento foi de 1,3 %, taxa igual à média de expansão nacional, conforme informado pelo IBGE na semana passada.

Os Estados com redução na produção foram Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas, este último com retração de 2,5% em maio ante abril.

Acompanhando o movimento observado na indústria nacional, que avança 0,8% entre os trimestres encerrados em abril e maio, maior incremento desde dezembro de 2005 (1,1%), o índice de média móvel trimestral mostra que 12 locais assinalam saldo positivo nessa comparação, com destaque para as indústrias de Minas Gerais (1,8%), Goiás (1,8%), Rio de Janeiro (1,5%), Pernambuco (1,4%) e Santa Catarina (1,3%). Os dois únicos locais que mostram perda neste tipo de comparação são Espírito Santo (-0,6%) e Amazonas (-1%).

 

 

Terra Redação