17 de setembro de 2004 - 15:23

Festival de Artes Marciais começa amanhã na Capital

Campo Grande (MS) - A partir deste sábado até o próximo dia 26, cerca de 1,5 mil atletas, com idade mínima de cinco anos, participam do II Megafestival de Artes Marciais e Lutas de Mato Grosso do Sul. A realização é do Governo Popular, através da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel), por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e em parceria com o Sindicato dos Árbitros Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindárbitros).

As competições acontecem em 11 modalidades, divididas em dois finais de semana: judô, caratê tokay-kan, kung-fu wushu, pugilismo e tae kwon-do, amanhã (a partir das 15 horas) e domingo (a partir das 8 horas); capoeira, jiu jitsu, caratê Oficial, kung-fu kuoshu, luta greco-romana e Pankration Athilima, nos dias 25 e 26 (a partir das 8 horas).

A primeira edição do Festival aconteceu há cinco anos como conseqüência do movimento pela Paz no Esporte. Não havia competições. Os representantes de cada modalidade apenas demonstravam os golpes e técnicas. Com o tempo o evento foi ganhando destaque e, desde o ano passado, quando passou a se chamar megafestival, reúne competições de várias modalidades de lutas e artes marciais. O resultado foi positivo e os 10 participantes de 2003, junto com a estreante Luta Greco Romana, fazem o Megafestival deste ano.

Muitas federações, como a de capoeira e tae kwon-do, vão aproveitar o evento para realizar campeonatos estaduais. Na opinião de Luiz Vanderlei Mota, presidente da Federação de Tae Kwon-do, o Mega festival é fundamental para a divulgação do esporte. “É uma oportunidade que temos de mostrar o trabalho que desenvolvemos na modalidade e atrair mais praticantes”, comentou ele.

Segundo a gerente do projeto, Isabel Cristina Barbosa do Carmo, estes são os objetivos do evento: “Nossas metas são incentivar e estimular o desenvolvimento e a integração dos participantes e atrair novos adeptos para o esporte porque as lutas e artes marciais ajudam no desenvolvimento físico e mental dos praticantes”.

No megafestival as lutas são simultâneas. Cada modalidade ficou com uma área reservada no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão. A fase classificatória acontece neste sábado e as finais no domingo pela manhã. A entrada é franca. Os três primeiros lugares de cada categoria ganham medalha. As academias melhor colocadas recebem troféu.
 
 
APn