7 de julho de 2007 - 05:33

Brasil tem 17,9 milhões de internautas residenciais ativos

Pesquisa divulgada nesta tarde de sexta-feira (dia 6) pelo Ibope/NetRatings, revela que o total de pessoas com acesso residencial à internet no Brasil alcançou 27,5 milhões em maio.

O número de internautas residenciais ativos, que se conectaram pelo menos uma vez em 30 dias, foi de 17,9 milhões em maio, 13,1% maior que em abril.

O estudo aponta ainda que o total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (casa, trabalho, escolas, universidades e outros locais) é de 33,1 milhões no País.

"O vigor da internet brasileira é resultante de uma junção de fatores: políticas de inclusão digital, financiamentos para compra de equipamentos e barateamento do preço final dos PCs, transferência de muitas atividades para a internet, como a busca de emprego, busca de imóveis, pesquisas escolares, compras e pagamentos de contas, entre outras", afirmou em comunicado o coordenador de análise do Ibope Inteligência, Alexandre Sanches Magalhães.

Tempo gasto

A pesquisa Ibope/NetRating apurou que o Brasil continua a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com 22 horas e 43 minutos por mês, 4,6% a mais que em abril.

O crescimento anual de horas navegadas é de 11,3%. Segundo Magalhães, esse número é recorde no Brasil e entre todos os países onde é feita a medição (Brasil, EUA, Japão, Austrália, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido).

Ele atribuiu esse fato à expansão da banda larga, maior oferta de produtos e serviços e maior diversidade de uso da web. As categorias com melhor desempenho por número de usuários em maio, na comparação com abril, foram: "Casa e Moda", com crescimento de 24% (5,7 milhões de internautas); "Viagens e Turismo", com 20,5% de aumento (4,5 milhões de visitas); e "e-commerce", com crescimento de 17,2% (9,7 milhões de usuários únicos).

Por tempo de uso, a categoria com destaque foi "Telecom e Serviços de Internet", atingindo 5 horas e 29 minutos. Na comparação anual por número de usuários, as categorias que mais cresceram foram "Casa e Moda" (62% a mais de usuários em relação a maio de 2006), "Automotivo" (58,7%), "Viagens e Turismo" (49,4%), "Notícias e Informação" (45,4%) e "Entretenimento" (43,2%).

 

 

Mídia Max

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");