17 de setembro de 2004 - 14:19

Crédito escasso pode reduzir área plantada na safra 04/05

A falta de financiamento para a agricultura poderá provocar redução no plantio da próxima safra. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa efetuada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entre julho e agosto, com 3.160 produtores rurais de todo Brasil. A informação é de Macel Felix Caixeta, presidente da comissão nacional de cereais, fibras e oleaginosas da CNA.

De acordo com a pesquisa, 55% dos agricultores precisam das linhas de crédito rural oferecidas pelo governo, com juros equalizados de 8,75%. "O crédito oficial é insuficiente para atender à demanda do setor agropecuário", diz. Além disso, a pesquisa apontou que 86% dos produtores precisam recorrer a financiamentos para realizar o plantio e a comercialização.

Segundo Caixeta, a pesquisa detectou que 62% dos agricultores consultados financia menos do que metade do que o necessário a juro de 8,75% ao ano e somente 10% têm acesso a mais de 90% dos recursos que precisam para custeio com crédito oficial.

Outro dado importante ressaltado pelo dirigente da CNA é que 71% dos agricultores têm interesse em contratar seguro rural para as lavouras, sobretudo para as lavouras de soja e de milho.

A pesquisa apontou que entre os programas oficiais de financiamento o mais procurado é o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota), solicitado por 42% dos consultados. O problema, segundo Caixeta, é que deste total, 49% tiveram o pedido de crédito negado pelos bancos.
 
 
 
Gazeta Mercantil