6 de julho de 2007 - 04:51

Estado fará coleta de embalagens hoje em Douradina

O Conselho Estadual de Agrotóxicos (CEA), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), promove amanhã (6), em Douradina, a segunda coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos do ano. O recebimento acontece durante todo o dia na Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cooagri). A previsão é de captar próximo a cinco toneladas de embalagens.

Esta modalidade de recebimento, segundo o engenheiro agrônomo e coordenador regional do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Hamilton Rondon Flandoli, “é prevista na Resolução 334/2.003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, e consiste em receber as embalagens dos agricultores que, posteriormente, serão encaminhadas para a central de recebimento mais próxima”, explica ele se referindo ao município de Dourados.

Na primeira coleta do ano, que aconteceu mês passado, em Eldorado, cerca de 5,5 toneladas de embalagens foram recebidas. De acordo com Flandoli, outras coletas itinerantes estão previstas ao longo do ano. Ele antecipou também que dois novos postos de recebimentos estão prestes a serem inaugurados nos municípios de Aral Moreira e Amambai. Hoje o Estado possui cinco postos e oito centrais de recebimento (grandes postos).

A responsável pela coordenação da ação operacional é a central de dourados, que conta ainda com as parcerias da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Sindicato Rural, Polícia Ambiental, Ministério Público, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), prefeitura municipal e a Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cooagri). Mais informações (67) 9224-0417.
 
 
 
 
MS Notícias