5 de julho de 2007 - 10:37

Contabilistas em MS recebem treinamentos da Lei Geral

A próxima turma do curso acontece nos dias 6 e 7 de julho na cidade de Dourados
 
Encerrou ontem, dia 4, no Sebrae em Campo Grande a primeira turma do treinamento sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, voltado para contadores e empresários contábeis.
 
Com cinqüenta participantes, a capacitação abordou temas como Estatuto das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; simplificação na abertura e fechamento de empresas, compras governamentais, regras previdenciárias e do trabalho; sistema de tributação e abrangências do Simples Federal; alíquotas propostas na Lei Geral (variáveis aplicadas em atividades do setor de serviços que antes não eram contempladas no Simples).
 
Segundo o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Sescon/MS, Ruberlei Bulgarelli, que também é instrutor da Lei geral para MS, a maior preocupação destes profissionais é com relação à viabilidade tributária.
 
“Eles querem saber se compensa ou não para as empresas continuar ou aderir ao Simples Nacional, tendo em vista a situação tributária”, afirma.  “A lei traz uma enormidade de benefícios, mas como a adequação é algo mais urgente é natural que esta preocupação seja destacada em relação a outros benefícios da Lei”, avalia.
 
Bulgarelli explica que durante o treinamento foram demonstradas simulações de várias empresas, com vantagens significativas para todas elas e, em alguns casos, pode chegar até 70% a economia sobre o valor que pagavam antes. “Não existe caso genérico, por isso a assessoria de um contabilista é essencial para a analise conforme perfil da empresa”, conclui.
 
O treinamento para contadores e empresários contábeis é resultado de parceria entre Sebrae Nacional e Fenacon Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon e o Sescon/MS.
 
Em março, foram capacitados multiplicadores da Lei Geral que terão como objetivo treinar 30 mil empresários contábeis em todo o País e cinco mil prefeituras e órgãos da administração pública, que serão responsáveis pela regulamentação de alguns pontos da legislação..
 
Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é treinar entre 800 e mil profissionais. Para isso, as instituições negociam agenda para levar 15 cursos a várias cidades até outubro deste ano. A próxima turma do curso acontece nos dias 6 e 7 de julho na cidade de Dourados.
 
Aos participantes será fornecido certificado e contará ponto para o Programa de Educação Continuada do Conselho Federal de Contabilidade-CFC.
 
O valor do investimento do curso é de R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (67) 3029-6094.
 
Programação – Seguem as datas e as respectivas cidades do curso.
 
06 e 07/07 – Dourados
10 e 11/07 – Campo Grande
13 e 14/07 – Coxim
23 e 24/07 - Três Lagoas
27 e 28/07 – Naviraí
17 e 18/08 – Campo Grande
24 e 25/08 – Chapadão do Sul e Paranaíba
31/08 e 1/09 – Jardim
05 e 06/08 – Mundo Novo
14 e 15/09 – Dourados
21 e 22/09 – Três Lagoas
28 e 29/09 – São Gabriel
04 e 05/10 – Campo Grande
 
Corumbá ainda está sem data definida para a realização do curso.