5 de julho de 2007 - 09:07

Jateí: Câmara, Sindicato e Prefeitura discutem plantio da cana

O Sindicato Rural de Jateí, juntamente com a Câmara Municipal, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram nesta terça-feira as 14 horas, no prédio da Câmara Municipal uma reunião, onde se fizeram presentes o Senhor Carlos Alberto Jorge Leite “Beto”, Presidente da Câmara Municipal, o Senhor José Pereira da Silva, Presidente do Sindicato Rural de Jateí, o Senhor Gerson Pereira Dias, Secretário Municipal de Meio Ambiente que representou a pessoa do Prefeito Municipal, o Senhor Josiel Quintino dos Santos Assessor de Meio Ambiente da Famasul, o Senhor Francisco Cintra Franco, Presidente da Comissão de Açúcar e Álcool da Famasul e produtor rural no município de Jateí, o Senhor Gervasio Alves de Oliveira, Assessor Jurídico da Famasul e os produtores rurais do município de Jateí.

 

Na reunião foram abordados os temas: O Plantio e as Queimadas da Cana-de-Açúcar em Jateí suas causas e conseqüências, Reserva Legal e Área de Preservação Permanente e os Tipos de Contratos de Arrendamento de Terras ou de Parceria no Plantio da Cana-de-Açúcar com as usinas.

 

“É preciso de um período para que os produtores se adaptem as novas regras. Imediatamente isso trará não só problemas ao agricultor, mas também aos trabalhadores”, frisou o presidente, explicando que a substituição da queima da palha requer mecanização e isso gera desemprego nessas regiões. Outro problema, apontado pela entidade é a falta de máquinas. Como a produção de cana-de-açúcar ainda é uma produção em expansão, a demanda pela mecanização acompanha a produção. “Não há como substituir imediatamente e a produção pode ser afetada”, destacou Cintra.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Jateí, Gerson Dias, o Brasil conta com uma posição privilegiada para atender às necessidades de maiores importações tanto de açúcar quanto de álcool anidro para fins combustíveis. O País tem duas regiões produtoras, com safras alternadas, podendo manter sua presença no mercado mundial ao longo de todo o ano. Conta com uma avançada tecnologia de produção de álcool anidro a partir da cana-de-açúcar. Tem o menor custo de produção do mundo e ainda possui potencial de expansão de área plantada e de produtividade.

 

A realização desta reunião foi uma parceria em Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Sindicato Rural de Jateí, que estará sendo realizada outras audiências com ambientalistas e com a comunidade de Jateí.

 

 

 

Fátima News