4 de julho de 2007 - 04:13

Empresas podem ficar fora do Supersimples

Pelo menos 1,3 milhão de pequenas e microempresas podem ficar fora do Supersimples neste ano. São empresas que entregaram a declaração do Simples em 2007, mas possuem algum tipo de pendência que impede sua migração automática para o novo sistema.

A Receita Federal disponibilizou no seu site um link para que as empresas possam verificar se conseguiram migrar automaticamente para o novo sistema ou se possuem algum tipo de pendência com estados, municípios, governo federal ou com o INSS. Veja aqui.

Segundo Luiz Monteiro, auditor da Receita Federal em São Paulo, as empresas que não migraram automaticamente para o Supersimples têm até o dia 31 desse mês para regularizar a situação. Quem não conseguir só terá outra chance de voltar ao Simples em janeiro do próximo ano. Até lá, terá de recolher todos os impostos separadamente (seis federais, um estadual e um municipal).

Número maior

 Ele diz que esse número pode ser maior, já que estão contabilizadas apenas as 2,58 milhões de empresas que entregaram a declaração do Simples neste ano. Há ainda 2 milhões de empresas inscritas no Simples Nacional que não estão nesse levantamento.

“Essa empresas vão ter de regularizar a situação até 31 de julho. É pouco tempo. E o número deve ser maior, porque tem muitas empresas do Simples que não estão em atividade”, diz Monteiro.

O Supersimples começou a valer no último domingo (1º). As empresas que já participam do Simples Federal e não têm pendências- migraram automaticamente para o Supersimples. Micro ou pequenas empresas que ainda não estão no sistema e quiserem aderir ao programa devem preencher formulário no site da Secretaria da Receita Federal, no até 31 de julho.

 

 

RMT Online