2 de julho de 2007 - 14:12

BNDES reduz juro para produção de medicamentos

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, anunciou nesta segunda-feira, 2, a redução dos juros para financiamentos ao setor farmacêutico de 6% ao ano para 4,5%. Segundo ele, a queda engloba os projetos aprovados no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva Farmacêutica (Profarma) que foi criado em 2004 e que até o momento acumula desembolsos de R$ 935 milhões. Coutinho disse que a expectativa é dobrar esse volume nos próximos dois anos.

O presidente do BNDES participou de cerimônia na Fiocruz, no Rio, junto com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Para Coutinho o desenvolvimento do setor farmacêutico é fundamental para o próprio desenvolvimento econômico do País. Além do financiamento o BNDES também poderá participar de projetos do setor com capitalizações via BNDESPar (empresa de participação do banco), complementou Coutinho.

O BNDES aprovou financiamento de R$ 30 milhões para a construção da primeira planta de protótipos de medicamentos do País, que segundo o banco, vai permitir a produção de remédios em escala industrial. O financiamento do BNDES foi aprovado no âmbito do Fundo Tecnológico (Funtec) e será destinado à Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz no Rio de Janeiro. Ainda segundo o banco, o projeto vai gerar 175 empregos diretos.

 

Mídia Max