17 de setembro de 2004 - 10:09

Egon abre encontro de piscicultores familiares em Mundo Novo

O vice-governador Egon Krakhecke participa da abertura, nesta sexta-feira, do 1º Encontro Estadual de Piscicultores Familiares de Mato Grosso do Sul. O evento, que deve reunir aproximadamente 100 pequenos produtores de peixe, terá início às 9h no anfiteatro Dorcelina Folador, em Mundo Novo, no extremo sul do Estado.

Atividade em franca expansão no Estado, os agentes públicos e privados ligados à piscicultura trabalham com a perspectiva de saltar das 2,7 mil toneladas de peixes produzidas em cativeiro no ano passado para 10 mil toneladas em 2007.

Boa parte deste crescimento deve sair dos tanques instalados nas pequenas propriedades rurais, onde os agricultores estão paulatinamente optando pela piscicultura como meio de diversificar sua atividade e reforçar a renda. Em todo o Mato Grosso do Sul, 550 pequenos produtores produzem espécies exóticas – como a tilápia e o catfish, com demanda de mercado já consolidada – e espécies pantaneiras – como o pintado e o pacu, que aos poucos ganham espaço na cadeia produtiva.

“Temos em Mato Grosso do Sul um potencial fantástico de ampliação da nossa capacidade produtiva de peixes em cativeiro e isso vai acontecer gerando trabalho e renda para o pequeno produtor e dentro de uma lógica de preservação do meio ambiente”, disse o vice-governador, ao falar da estratégia do governo para a cadeia produtiva da piscicultura.

O ENCONTRO -A promoção do 1º Encontro Estadual de Piscicultores Familiares de Mato Grosso do Sul é da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (SDA). O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia (Seplanct), da prefeitura de Mundo Novo e da Cooperativa de Piscicultores Familiares de Mundo Novo.

O evento desta sexta-feira trabalha com esta perspectiva da ampliação da produção de peixes em pequenas propriedades e assentamentos rurais. Além da presença do vice-governador Egon Krakhecke, a abertura terá a participação do sub-secretário de Planejamento da Seap/PR, David Lourenço, que representa o ministro José Fritsch, e do superintendente de Desenvolvimento Agrário da DAS, Adilson Nascimento.

Depois da abertura, haverá a palestra “Organização como estratégia de Fortalecimento dos Piscicultores Familiares”, que será proferida pelo professor Aldi Seiden (UniOeste/PR) e do produtor Alcindo Bork, da Cooperativa de Piscicultores Familiares de Mundo Novo.

A capacitação prossegue no período da tarde com outras duas discussões: o secretário-executivo do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Ivan de Oliveira Santos vai falar sobre “Crédito e Piscicultura Familiar” e o técnico Tassiano Maranhão, do Instituto Ambiental do Paraná, proferirá palestra com o tema “Alternativas de Comercialização e Experiências de Sucesso na Piscicultura Familiar”.
 
 
Agência Popular