17 de setembro de 2004 - 09:27

Atenas recebe a maior Paraolimpíada da história

Atenas recebe 4 mil atletas na maior Paraolimpíada da história Pouco mais de duas semanas após o encerramento da Olimpíada de 2004, a cidade de Atenas sedia a partir desta sexta-feira a nova edição dos Jogos Paraolímpicos.

Durante os próximos 11 dias, um número recorde de mais de 4 mil atletas, que representam 146 países, vai disputar medalhas em 18 esportes. A maior delegação paraolímpica brasileira da história é formada por 98 atletas, 34 a mais do que em Sydney, e terá representantes em 12 esportes.

O objetivo dos brasileiros é colocar o país entre os 20 primeiros no quadro de medalhas da Paraolímpiada. Para isso, a delegação brasileira aposta em seis atletas que detêm recordes mundiais.

Em Sydney, o Brasil terminou os Jogos Paraolímpicos em 24º lugar no quadro de medalhas, com um total de 22 medalhas: seis de ouro, dez de prata e dez de bronze.

Esportes paraolímpicos

As Paraolimpíadas incluem disputas em alguns esportes que não fazem parte dos Jogos Olímpicos, como bocha, rúgbi (disputado em cadeiras de rodas) e goalball (modalidade praticada apenas por deficientes visuais).

Os Jogos Paraolímpicos tiveram sua origem com os Jogos Internacionais em Cadeiras de Rodas, realizados em 1948 e que coincidiram com a Olimpíada de Londres.

A primeira edição das Paraolimpíadas no formato atual foi realizada em 1960, em Roma, com a presença de 400 atletas de 23 países.

Desde então, os Jogos Paraolímpicos têm sido realizados a cada quatro anos, normalmente na mesma cidade onde são realizadas as Olímpiadas.

Os atletas competem em categorias divididas de acordo com o tipo de deficiência e a habilidade funcional dos participantes.

As categorias são: amputados, paralisia cerebral, deficiência visual, cadeira de rodas e 'outros'. Dentro de cada categoria, os atletas também são divididos de acordo com os diferentes níveis de deficiência.

 

 

BBC Brasil