29 de junho de 2007 - 14:00

Delcídio diz que a primeira ZPE será em Corumbá

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) disse nesta sexta-feira que Corumbá vai ser um dos primeiros municípios a contar com uma Zona de Processamento das Exportações, entre as 17 áreas contempladas pela projeto aprovado quarta-feira pelo Senado, depois de 18 anos de discussão no Congresso Nacional.

 

Esse é um sonho de muitos anos que agora se torna realidade. Estou convencido de que a ZPE de Corumbá será fundamental para resolver as questões de fronteira com a Bolívia, a partir de um tratamento igualitário dado aos municípios localizados na região, que assim terão condições de se desenvolver economicamente e gerar emprego para a população - afirmou o senador.

 

Delcídio  vai se empenhar politicamente em Brasília para que,  no futuro,  Mato Grosso do Sul tenha outras Zonas de Processamento das Exportações, além de Corumbá, e apontou o município de Ponta Porã, na divisa com o Paraguai, como um bom candidato a ter o distrito de exportação.

 

As ZPEs são distritos industriais que oferecem benefícios administrativos, isenções tributárias e liberdade cambial para as empresas, desde que destinem 80% da produção para o mercado externo. De acordo com o projeto aprovado no Senado, os 20% da produção destinados ao mercado interno não terão isenção de tributos para que não haja concorrência desleal entre um modelo de produção e outro.

 

Estamos falando de um mecanismo de atração de investimento, de indústria, de tecnologia e de qualificação profissional. No Brasil temos um bom exemplo, a Zona Franca de Manaus,  que tem sido muito importante para o Estado do Amazonas e para o Brasil – lembrou o senador.

 

As ZPEs funcionam hoje  em 104 países, e dão emprego a 60 milhões de pessoas. Só na China, são 40 milhões de trabalhadores. A Índia tem 60 zonas de incentivo às exportações. Foi com base nessa estratégia que os chineses alavancaram sua economia nos últimos 20 anos.

 

 

Fátima News