17 de setembro de 2004 - 08:57

Jaguar anuncia saída da Fórmula 1 em 2005

A Ford anunciou nesta sexta-feira que sua equipe de Fórmula 1 Jaguar vai deixar o esporte no final da temporada de 2004 e que sua empresa de motores Cosworth será colocada à venda.

"Depois de uma análise detalhada realizada durante meses, a Ford Motor Company decidiu que não pode mais defender do ponto de vista comercial que nenhuma de suas marcas dispute a Fórmula 1", disse em comunicado Joe Greenwell, presidente da Jaguar e Land Rover.

"Estamos colocando nossos negócios na Fórmula 1 à venda", disse ele.

O vice-presidente da Ford, Richard Parry-Jones, o homem à frente das operações de Fórmula 1, afirmou que há vários interessados em comprar a equipe Jaguar.

Mas ele não pode garantir que a venda vai acontecer. "Se não acontecer, seremos forçados a enfrentar um fechamento, mas não estamos pensando nisso no momento".

A Cosworth fornece motores para a Jordan e a Minardi, e a perda desses motores pode afetar duramente as duas equipes, que são independentes.

A Jaguar entrou na Fórmula 1 em 2000, depois que a Ford assumiu a equipe Stewart, fundada pelo tricampeão mundial Jackie Stewart em 1997.

Ela teve quatro temporadas turbulentas e nunca venceu uma corrida. Também passou por várias mudanças no comando desde que Stewart renunciou como chefe da equipe, antes do início da temporada de 2000.

 

 

TERRA REDAÇÃO