28 de junho de 2007 - 08:13

Projeto CIM discute ciclo da erva-mate em Mato Grosso do Sul

Hoje, a partir das 19h, a FBR (Fundação Barbosa Rodrigues) em parceria com a Semed (Secretaria Municipal de Educação) promovem Seminário que discutirá o Ciclo da Erva-Mate em Mato Grosso do Sul para os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). O evento faz parte do projeto CIM (Centro de Documentação, Imagem e Memória de Mato Grosso do Sul), que este ano tem como tema a erva-mate.
 
Na abertura das atividades, os educadores vão assistir o documentário Caá – A Força da Erva, que faz um resgate oral dos trabalhadores dos ervais, com direção de Lu Bigatão. Em seguida, as palestras serão ministradas pelo professor – doutor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paulo Esselim e pelo historiador Luiz Adelaido, e ainda, poderão conferir depoimentos do músico Benitez sobre sua experiência nos ervais.
 
Com a coordenação pedagógica de Rita de Cássia de Barros Galicia, chefe do núcleo de projetos da Semed, são realizadas diversas oficinas pedagógicas para preparar e inspirar os professores. “O tema Erva- Mate, deve ser trabalhado de forma bem lúdica, pois nosso foco principal são os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e para que eles se interessem pelo assunto, as atividades devem ser aplicadas de forma descontraída, assim como, quando for necessário trabalhar com textos, fazer a brincadeira do “jogo dos sete erros” para que aquele texto desperte no aluno o interesse e curiosidade sobre o assunto”, afirma Rita.
 
Projeto CIM
O CIM foi criado em 1991 pela Fundação Barbosa Rodrigues com a proposta de valorizar a história regional em seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. O projeto acontece há 11 anos e trás sempre um assunto novo para ser trabalhado nas escolas públicas.
 
Já foram abordados temas como: os 100 anos de Campo Grande (em 1999); a colonização do Brasil e a Celebração dos 500 Anos (ocorrida em 2000); a Guerra do Paraguai, Defesa do Sul da Província (em 2002), ou ainda, Ferrovia uma História Lendária (em 2005).