27 de junho de 2007 - 17:54

Azambuja defende consulta popular sobre investimento da Enersul

Buscando colaborar com as discussões em torno das altas taxas aplicadas pela Enersul, na CPI que discutiu este e outros temas na terça-feira na Assembléia Legislativa o deputado estadual Reinaldo Azambuja, líder da bancada do PSDB na Casa participou ao presidente da CPI, deputado Paulo Correa (PR) sobre a necessidade de que a Enersul discuta com os consumidores sobre seus planos de investimento antes de colocá-los em prática.

O deputado citou o programa do Governo Federal ‘Luz para Todos’ como um exemplo observando ser defensor do programa, que levou energia elétrica para os lugares mais distantes mas, contra a forma como ele foi subsidiado.

“O programa é ótimo, beneficiou muitas famílias, mas, a Enersul só não avisou aos consumidores que quem pagaria a conta pela execução do programa seriam eles”.

Segundo Azambuja o projeto teve 10% do seu custo subsidiado pelo Governo do Estado, 40% pelo Governo Federal e 50% pela Enersul que cobrou isso dos consumidores direto nas suas contas.

“A Enersul devia ter consultado os consumidores sobre estes investimentos. Questionando-os se estes concordavam em pagar esta conta”.

Para o deputado todo investimento da empresa que vier a onerar ainda mais o consumidor deve ser discutido com todos antes de ser executado.

“O consumidor de Mato Grosso do Sul sofre com uma das mais altas taxas de energia elétrica do Pais, tem dificuldades em compreender como são calculadas essas taxas e mesmo discordando do valor cobrado, se deixar de pagar tem o fornecimento interrompido. São muitos os deveres do consumidor, que se descumpridos o prejudicam e quase nenhum o compromisso da Enersul com relação a informação ao consumidor, principalmente no que diz respeito ao que a Enersul planeja gastar e como pretende repassar esses custos” completou.

O deputado pretende continuar atento as discussões da CPI e disse ainda que a Bancada do PSDB fará tudo que estiver ao alcance para apoiar as ações desta Comissão Parlamentar de Inquérito, que ele julga ser uma das mais importantes em ação hoje na Casa.

 

 

 

Fátima News

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");