26 de junho de 2007 - 15:56

Ministério aprova zoneamento do algodão safra 2007/08 no MS

A secretaria de política agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), responsável pela gestão de risco rural e coordenação-geral de zoneamento agropecuário, aprovou nesta segunda-feira (25), através da portaria, n.º 73, publicada no Diário Oficial da União, o zoneamento agrícola para a cultura de algodão herbáceo no Estado do Mato Grosso do Sul, ano-safra 2007/2008.

O zoneamento procura delimitar as regiões e os períodos de semeadura com menor risco climático e fitossanitário para o cultivo do algodoeiro herbáceo no Estado. Neste ano a grande novidade é que o Mapa procurou unificar os períodos de semeadura com a possibilidade de colheita em período seco. Geralmente, as melhores épocas coincidem com o início do período chuvoso.

O Mapa explica, também, que escolheu o grupo de municípios com datas favoráveis no mês de novembro, atendendo a critérios fitossanitários para evitar o ataque generalizado da praga do bicudo (Anthonomus grandis). Assim, o período de semeadura foi reduzido e unificado para, no máximo, 30 dias para todos os municípios do Estado. Desta forma, os municípios que apresentavam datas aptas fora do período estabelecido não foram recomendados neste estudo.

As observações, recomendações e a relação dos municípios aptos ao cultivo do algodão no Estado podem ser acessadas no site do Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br).

 
 
MS Notícias