26 de junho de 2007 - 10:45

Seca deixa 108 municípios do Piauí em emergência

O verde da vegetação foi substituído pelo cinza no Sertão do Piauí. Há seis meses não chove na região. Os reservatórios de água secaram e o abastecimento das cidades é feito através de carros-pipa.

Os prejuízos na safra chegam a 80%. As culturas de feijão e milho são as mais atingidas. Além disso, os animais estão morrendo de sede e fome.

Ao todo, 108 municípios do Piauí já decretaram em situação de emergência. Cerca de um milhão de pessoas no estado sofre com os efeitos da seca. "O homem do campo está vivendo aqui por proteção divina, porque a perda foi a pior dos últimos anos", disse o agricultor Gonzaga de Sousa.

Com a seca, em muitas casas a alimentação é escassa. A agricultora Clemilda Santos tem apenas feijão para alimentar os quatro filhos. "É muito difícil a gente ver o filho precisando e não ter para dar", lamenta.

A escassez de água também atinge os postos de saúde e as escolas, que funcionam de forma precária. Os alunos são liberados, porque, sem água, não dá para servir a merenda. "A gente manda eles irem embora na hora do intervalo", conta a professora Rosa da Silva.

 

G1