23 de junho de 2007 - 08:00

Estado é 6º em índice nacional de segurança alimentar

A Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), realizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar, revelou que 73,9% da população sul-mato-grossense vive em índice de segurança alimentar plena, ou seja, possui acesso a alimentos em qualidade e quantidade suficientes, de modo permanente.
 
A avaliação coloca Mato Grosso do Sul em 6º lugar no ranking nacional de segurança alimentar, superado apenas por Santa Catarina (83,2%), São Paulo (75,8%), Rio Grande do Sul (75,2%0, Distrito Federal (75,1%) e Paraná (74,1%).
 
Ainda de acordo com os dados do Pnad, o Estado possui 5% da população em situação de insegurança alimentar grave; 8,3% em situação moderada e 12,8% em insegurança leve.
 
Como comparação, as médias nacionais são de 65,2% de segurança alimentar plena; 6,5% da população em insegurança alimentar grave; 12,3% em moderada e 16% em leve. Os dados nacionais foram colhidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 
A segurança alimentar dos 27 estados brasileiros será discutida entre os dias 3 e 6 de julho, durante a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece em Fortaleza e que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro reunirá mais de 2 mil participantes, entre especialistas nacionais e estrangeiros.
 
Foram selecionados 35 representantes de Mato Grosso do Sul, que apresentarão as ações do governo do Estado na área através da Superintendência de Programas de Inclusão Social da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária.