16 de setembro de 2004 - 18:05

Instituições podem enviar inscritos no Enade até domingo

As instituições de educação superior têm até a meia-noite deste domingo (19) para enviar ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ligado ao MEC, a lista dos alunos inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), substituto do Provão --avaliava todos os alunos concluintes de 13 cursos universitários.

O Enade é um dos componentes do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), que engloba também a avaliação de instituições e de cursos. Diferentemente do Provão, que avaliava todos os estudantes que saíam da faculdade, o Enade vai aplicar o exame a uma amostragem de 44% dos alunos que estão no começo e no final do curso superior.

A inscrição do aluno é realizada pela sua faculdade. A partir das informações recebidas, será divulgada, no dia 18 de outubro, a relação dos escolhidos para participar do Exame, previsto para ocorrer no dia 7 de novembro. A estimativa é que participem cerca de 160 mil alunos de mais de dois mil cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

Serão considerados como ingressantes os estudantes que tiverem concluído, até a data inicial do período de inscrição, de 7% a 22% da carga horária do curso. Como concluintes, serão considerados os alunos que tiverem cumprido, pelo menos, 80% da carga horária do curso e os que se formarem no ano de aplicação da prova.

Todos os estudantes que preencherem as condições estabelecidas na lei devem ser inscritos. Quem não for selecionado nas amostras poderá participar do Enade, desde que preencha os requisitos necessários. Para isso, deverá requerer a inclusão do seu nome à coordenação do seu curso, em prazo máximo de sete dias a contar da data de divulgação da lista dos estudantes selecionados.
 
 
 
 
 
 
 
Folha Online