22 de junho de 2007 - 17:04

Mais de 7 mil pessoas participam da abertura do São João

A abertura do Arraial do Banho de São João, no Porto-Geral, ontem à noite, superou as expectativas de público. Mais de 7 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, assistiram as apresentações de quadrilhas, shows e circularam pela praça de alimentação instalada na rua Manoel Cavassa, até a madrugada de hoje.

Foi também uma noite tranqüila, sem ocorrências policiais, resultado do policiamento ostensivo preventivo montado com a participação de 70 homens do 6º Batalhão da Polícia Militar, 40 guardas municipais, 60 seguranças particulares e ainda o apoio do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

A organização do evento registrou a presença de um grande número de turistas, que vieram conhecer a maior e mais tradicional festa junina do Estado ou estão se preparando para pescar no rio Paraguai. A Secretaria Executiva de Turismo está realizando pesquisa durante o evento para traçar o perfil dos visitantes e aferir sua opinião sobre o turismo local.

A animação tomou conta da primeira noite do São João. Boa música e participação das escolas públicas com suas quadrilhas garantiram o clima junino pantaneiro no Porto-Geral, onde, em toda a extensão da orla, destaca-se a decoração colorida com bandeirolas e balões luminosos montada pela Prefeitura Municipal.

Os shows - Quatro escolas apresentaram suas quadrilhas, abrindo os festejos, em frente ao palco principal, atraindo as pessoas que circulavam pela Manoel Cavassa: Ângela Maria Perez, José de Souza Damy, Maria Helena Albaneze e Nathércia Pompeu dos Santos.

Em seguida, subiu ao palco o cantor Zezinho do Forró e sua banda, já conhecidos do público corumbaense, interpretando clássicos da música nordestina, mesclando-os com ritmos fronteiriços e composições próprias. O estilo pé de serra desse filho de sergipanos radicado em Campo Grande fez o público dançar.

Zezinho do Forró cantou músicas de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro (que influenciou suas canções), Dominguinhos e Trio Nordestino. Mantendo o clima contagiante, encerrou a noite o grupo Os Tradicionais, um dos melhores de Corumbá, com muito chamamé, xote, polca e sertanejo.

 

 

Fátima News