16 de setembro de 2004 - 17:46

Kerry e Bush estão empatados em nova pesquisa

Uma segunda pesquisa publicada hoje mostra que o presidente George W. Bush e seu adversário John Kerry estão novamente empatados nas intenções de voto, a menos de sete semanas para as eleições americanas.

O Instituto Pew publicou os resultados de uma pesquisa realizada em duas etapas, entre 8 e 14 de setembro, que estabelece que a distância entre Bush e Kerry diminuiu de forma espetacular e extremamente rápida.

Cinqüenta e dois por cento de eleitores, contra 40%, se declarou decidido a votar em Bush entre 8 e 10 de setembro, alguns dias depois de concluída a Convenção Nacional Republicana. Mas, dias mais tarde, entre 11 e 14, essa vantagem do republicano sumiu e ambos candidatos aparecem empatados com 46% das intenções de votos.

A economia voltou a ser o ponto forte para Kerry: 46% confiam nele mais do que em Bush (40%), ao contrários de dias antes, quando apareciam igualados. O Iraque e o terrorismo, por outro lado, continuam sendo pontos muito fortes do atual presidente, e são temas nos quais a distância entre os candidatos é mais significativa: 52% (contra 40%) confiam em Bush em relação à situação no Iraque, e 58% (contra 31%) acreditam em sua "guerra ao terrorismo".

Outra pesquisa publicada hoje pelo jornal The Wall Street Journal dá 48% de intenções de votos a Kerry e 47% para Bush.

 

 

Terra Redação