22 de junho de 2007 - 05:15

Petrobras inicia em agosto venda de biodiesel a países ricos

A Petrobras vai iniciar em agosto a exportação de biodiesel para os Estados Unidos e para países europeus, disse nesta quarta-feira Júlio César Arnauld, gerente de comercialização da estatal brasileira, de acordo com a Agência Lusa.

Arnauld afirmou, durante o primeiro Encontro Luso-brasileiro de Biocombustíveis, evento que ocorre em Curitiba até sábado, que a Petrobras está à procura de parcerias com empresas brasileiras e estrangeiras para desenvolvimento do mercado de biodiesel.

"Há um grande interesse no mundo inteiro. Nosso objetivo é ser um grande player no mercado mundial de biodiesel, nos próximos anos", salientou.

A Petrobras está investindo na implantação de três centrais de produção de biodiesel: duas no Nordeste (Ceará e Bahia) e uma em Minas Gerais.

O objetivo da estatal é atingir uma produção de cerca de 880 milhões de litros de biodiesel em janeiro de 2008.

Etanol
Júlio César Arnauld adiantou ainda que a Petrobras está investindo US$ 2 bilhões em infra-estruturas capazes de garantir a exportação de etanol, outra grande aposta da empresa no mercado de combustíveis limpos.

Entre as obras de infra-estruturas, está a construção de uma rede de dutos de mais de 2.500 quilômetros de extensão, ligando as principais regiões produtoras de etanol aos portos brasileiros.

"Essa rede vai garantir vantagens competitivas ao etanol brasileiro no exterior, dentro da estratégia de criar um mercado internacional para garantir que o crescimento da indústria do setor seja sustentado", afirmou.

"O objetivo é globalizar o uso do etanol que tem uma facilidade maior em ser introduzido na matriz energética de outros países", sublinhou.

A empresa estatal brasileira está desenvolvendo parcerias com empresas de energia da Venezuela, Nigéria e do Japão para a produção e exportação de etanol.

 

 

Invertia