21 de junho de 2007 - 08:49

Grêmio volta a perder e vê festa do Boca em Porto Alegre

O Grêmio passou longe de realizar a difícil missão de marcar pelo menos três gols e perdeu por 2 a 0 para o Boca Juniors, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, resultado que assegurou ao clube argentino o título da Taça Libertadores da América-2007.

Após perder por 3 a 0 o primeiro jogo, em Buenos Aires, o time gaúcho precisava vencer por quatro gols de diferença para obter o seu terceiro título na competição --ou por pelo menos três para levar a decisão para a prorrogação.

Mas os argentinos, com um sólido sistema defensivo, souberam conduzir bem a partida para administrar a larga vantagem. Com a sua sexta conquista --havia vencido em 77, 78, 2000, 2001 e 2003--, o Boca é o segundo maior vencedor do torneio sul-americano, atrás apenas do Independiente (ARG), com sete. Agora o Boca se prepara para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá em dezembro, no Japão.

Esta foi a 11ª final entre brasileiros e argentinos, com o oitavo triunfo do país vizinho. E o Boca Juniors é justamente o principal algoz dos brasileiros. Foram quatro vitórias em finais. Antes, em 1977, contra o Cruzeiro, em 2000, contra o Palmeiras, e em 2003, contra o Santos.

O time de Buenos Aires também virou uma "asa negra" da equipes locais nesta década, ao eliminar no mata-mata o São Caetano, em 2004, o Paysandu, em 2003, além de Palmeiras e Vasco, em 2001. O único vice-campeonato que o Grêmio tem no torneio foi para um time argentino, em 1984, quando perdeu a final para o Independiente.

Divulgação

A Argentina agora tem 21 títulos da Libertadores, contra 13 de brasileiros. Os uruguaios aparecem na terceira colocação, com sete.

 

 

 

 

 

Mídia Max