16 de setembro de 2004 - 16:49

Governo abre Encontro Estadual da Terceria Idade

O Governo Popular, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass), em parceria com a prefeitura de Ivinhema, realizou hoje, às 9 horas, a abertura oficial do Segundo Encontro Estadual da Terceira Idade, no Clube da Associação Recreativa Ivinhemense (Acri).

Participaram da abertura do evento, que reuniu mais de 700 pessoas, entre idosos e gestores de 20 municípios do Estado, a superintendente das Políticas da Assistência Social, Sueli Viçoso do Amaral, representando, também, a Secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Eloísa Castro Berro, o prefeito de Ivinhema, Neri Kuhnen, e a primeira-dama Judite Kuhnen, o presidente do Conselho de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Sérgio Vanderley Souza, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosa Izabel Câmara, o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ivinhema, Sebastião Messias dos Santos, e o vencedor do último concurso de mais belo idoso, Luís Antonello.

Mais caravanas estão chegando e a expectativa dos organizadores é reunir aproximadamente dois mil idosos. Já estão presentes em Ivinhema representantes de São Gabriel do Oeste, Angélica, Dourados, Glória de Dourados, Sidrolândia, Novo Horizonte do Sul, Três Lagoas, Juti, Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Corumbá, Mundo Novo, Deodápolis, Nova Andradina, Caarapó, Nova Alvorada do Sul, Brasilândia, Alcinópolis e Campo Grande.

Para os aposentados Lito Lopes, 71 anos (representante do concurso de Mais Belo Idoso pelo município de Juti) e sua esposa Rosa Lopes, 64 anos, os encontros da terceira idade são muito bons. Hoje, o casal que possui sete filhos e 22 netos gosta de sair, encontrar outras pessoas e participar de concursos de danças.

Na abertura do Encontro, a superintendente da Setass, Sueli Viçoso, ressaltou a importância dos idosos participarem de encontros como esse, aliando o prazer ao conhecimento. Segundo ela, “é preciso envolvimento de todos para que a política do idoso esteja cada vez mais à frente. Mato Grosso do Sul tem se destacado no cenário nacional, mas precisa avançar muito ainda.”


Idoso - Como parte da programação está sendo realizado o VII Encontro para Implementação da Política Estadual do Idoso, que teve início após a abertura oficial, no auditório do Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e termina às 17 horas. As propostas levantadas no debate serão apresentadas no VII Fórum Permanente da Política Nacional do Idoso do Centro-oeste, em Cuiabá, no próximo dia 21.

Durante a manhã, a psicóloga Ana Lourdes Ajala, coordenadora de Apoio à Rede de Proteção Social da Setass, apresentou o Programa de Assessoria à Gestão da Política do Idoso e a superintende Sueli Viçoso do Amaral falou sobre o Sistema Único da Assistência Social, o Suas.

No período da tarde, esta sendo debatida a efetivação do Estatuto do Idoso, com a participação de representantes do Coegemas, Agepan (Agência de Regulação dos Serviços Públicos), Ministério Público, Secretaria de Estado de Saúde e da Ordem dos Advogados do Brasil.

A partir das 19 horas, será realizado um baile de Boas Vindas aos participantes, no clube Acri, como show da dupla Bete e Betinha. Amanhã, às 7 horas, haverá a I Caminhada Estadual pelo Envelhecimento Saudável e, às 9 horas, o II Festival Cultural para Terceira Idade.

A programação se encerra amanhã, às 18 horas, com o resultado do II Concurso para o Escolha do Mais Belo Idoso e Mais Bela Idosa de Mato Grosso do Sul. O município que tiver o seu representante eleito como Mister Terceira Idade será o candidato a sediar o próximo encontro estadual.