21 de junho de 2007 - 05:29

Operação resgata 18 trabalhadores de carvoaria em Amambai

Uma operação conjunta do MPT (Ministério Público do Trabalho) e Polícia Federal resultou no resgate de 18 empregados que trabalhavam em condições irregulares na carvoaria da Fazenda Cambarembé, localizada no município de Amambai. O resgate ocorreu no último dia 14 de junho e acarretou a interdição da carvoaria.

Os trabalhadores foram encontrados sem registro na Carteira de Trabalho, sem equipamentos de proteção individual (EPIs) e estavam alojados em barracos improvisados de madeira sem instalações sanitárias. A comida era feita no próprio local por um dos trabalhadores e a água utilizada para o preparo da comida, consumo e higiene pessoal era tirada de um córrego às margens do alojamento.

No último dia 18, a Sbaraini Agropecuária S/A Indústria e Comércio, proprietária da fazenda onde funcionava a carvoaria, anotou as Carteiras de Trabalho dos empregados e efetuou o pagamento das verbas trabalhistas devidas em decorrência das rescisões dos contratos de trabalho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquiraí, cidade onde residem todos os trabalhadores encontrados na carvoaria.

O pagamento totalizou R$ 65.294,88 e foi acompanhado por auditores fiscais do Trabalho, agentes da Polícia Federal e por dois procuradores do trabalho. Na avaliação dos procuradores do Trabalho Luciano Zanguetin Michelão e Cristiano Lourenço Rodrigues, é lamentável em pleno século 21 que empresários movidos exclusivamente por interesses econômicos desrespeitem os mais básicos dos direitos dos trabalhadores que se vêem obrigados a se sujeitar a essas condições degradantes, por falta de melhores oportunidades e inserção no mercado de trabalho.

 

 

Mídia Max