20 de junho de 2007 - 05:30

MS está entre os 5 estados com maior avanço no Censo 2007

Com 956.046 pessoas já recenseadas até esta segunda-feira, dia 18, Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados brasileiros com o maior avanço na coleta de dados do Censo 2007, realizado pelo IBGE. São cerca de 300 mil domicílios já visitados pelos recenseadores, atingindo 41,6% da estimativa da população esperada.

 

Quatro municípios estão mais adiantados com a contagem da população. Taquarussu está bem perto de ser o primeiro a fechar a coleta, com 91,4% já concluído. Neste grupo de municípios estão também Sete Quedas (83,2%), Dois Irmãos do Buriti (75,6%) e Aquidauana (75,3%).

 

Em Campo Grande, 69.740 domicílios já foram visitados, cerca 35% da população estimada. A dificuldade de encontrar os moradores em seus domicílios, principalmente porque muitos só retornam no final do dia, tem sido um dos fatores pelos quais a coleta na Capital está entre os mais baixos percentuais frente aos demais municípios.

 

Outra dificuldade encontrada, segundo o IBGE, refere-se à quantidade de recenseadores, onde em alguns casos eles abandonam o trabalho para assumir atividades em outros lugares, prejudicando assim a coleta de dados.

 

 

Zona rural

 

Na coleta do Censo Agropecuário 2007, MS já coletou 30% dos 67.975 estabelecimentos estimados. O município com maior percentual é Rio Verde de Mato Grosso, com 96% da coleta já concluída. Campo Grande tem 45% dos 1.421 estabelecimentos agropecuários estimados também já com a coleta concluída.

  O IBGE também alerta que muitos fazendeiros, por medida de segurança, colocam cadeados nas porteiras, dificultando o acesso do recenseador. Neste caso, a recomendação é que o proprietário coloque uma placa em local visível com um telefone para contato.     RMT Online