19 de junho de 2007 - 09:36

Coronel Ivan reúne-se com Jerson, Ary Rigo e Londres Machado

O deputado estadual Coronel Ivan (PSB) está reunido neste momento com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), com o primeiro-secretário da Casa de Leis, deputado estadual Ary Rigo (PDT), e com o deputado estadual Londres Machado (PR) para, provavelmente, definir como será feita a defesa em plenário a respeito da acusação pela Polícia Federal de ser um dos líderes da máfia dos caça-níqueis no Estado. Dezenas de policiais militares estão presentes no plenário da Assembléia Legislativa para dar apoio moral ao Coronel Ivan que deve fazer hoje a defesa prévia.

Na quinta-feira passada tinha vencido o prazo dado pela Corregedoria da Assembléia Legislativa para que o Coronel Ivan prestasse esclarecimentos sobre as denúncias, entretanto, o corregedor da Casa de Leis, deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB), já tinha informado que o parlamentar poderia pedir prorrogação da data. Picarelli também já tinha dito que, após a apresentação, a defesa será analisada e encaminhada à Mesa Diretora da Casa que poderá decidir sobre a formação ou não de uma comissão de ética, encarregada de julgar se houve quebra de decoro parlamentar.

Em caso de ter quebrado o decoro, as penalidades às quais o deputado está sujeito vão desde a censura verbal até a cassação do mandato. Em nota oficial divulgada na semana passada, o Coronel Ivan afirmou ser inocente e justificou que os trechos dos diálogos atribuídos a ele foram "pinçados em contexto diverso daquele que se pretende fazer crer" e que não podem "servir de prova suficiente para a execração pública de quem sequer foi oficialmente comunicado para prestar esclarecimentos a quem de direito".

Também na semana passada a Direção Nacional do PSB encaminhou à Comissão de Ética do partido a ordem de instaurar imediatamente um processo disciplinar para apurar – com rigor – a responsabilidade do deputado com as denúncias investigadas pela Polícia Federal na Operação Xeque-Mate. Ao mesmo tempo, a Direção Nacional acompanha de perto as investigações conduzidas pelas autoridades policiais e recolhe todas as informações necessárias ao completo esclarecimento dos fatos e à adoção das providências previstas em seu estatuto. Na nota divulgada no site do partido, a Direção Nacional destaca que o deputado é recém-filiado ao PSB.

 

 

Mìdia Max