18 de junho de 2007 - 09:16

5033 crianças são imunizadas contra a pólio em Três Lagoas

A Secretaria de Saúde de Três Lagoas imunizou no último sábado (16) 5033 crianças com até cinco anos de idade contra a paralisia infantil, o que corresponde a 67,71 % do total. Espera-se até o final da campanha, que se estendeu por mais essa semana, atingir a meta de 95% de adesão.

De acordo com a diretora de Saúde Coletiva, Jovania Borges de Queiroz, foram vacinadas 977 crianças menores de um ano e 4.056 com mais de 12 meses. Na campanha deste ano, cerca de 34 pontos de vacinação, entre postos de Saúde, supermercados e escolas foram colocados à disposição da população em toda a cidade. Para esta semana o atendimento será somente nas unidades de saúde dos bairros.

No campo, ainda está programada vacinação no dia 22 de junho no Pontal do Faia (7h às 9h), Fazenda Periquitos (10h às 12h30). E em 23 de junho, no Bar do Careca (7h às 9h30) e em Batuíra (11h30 às 16h).

A vacinação contra paralisia será realizada em duas etapas - a primeira agora e a segunda em agosto. As crianças precisam comparecer aos postos nas duas datas. Poderão receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B, e vacina contra a Febre Amarela nos adultos.
A paralisia infantil é considerada uma doença grave que pode ser evitada com a vacinação.

A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região.
Em Três Lagoas, de acordo com o departamento de Saúde Coletiva, não há registros de poliomielite nos últimos anos.
 
 
 
 
 
 
Perfil News