14 de junho de 2007 - 09:53

Itaquiraí terá frigorífico de bovinos e suínos

Três anos após muita cobrança do Ministério Público Estadual aos produtores de bovinos e suínos e a prefeitura, um empresário comprador de carnes se dispôs a montar um frigorífico de pequeno porte no município de Itaquiraí. Os primeiros passos foram dados com a elaboração de um projeto para a doação de uma área e a aprovação da Câmara Municipal, ocorrida recentemente.

De acordo com o projeto de lei, a prefeitura doa uma área de 75.625 metros quadrados para a implantação do abatedouro, em desmembramento do lote rural 123, no Assentamento Indaiá, a cerca de dez quilômetros da cidade, a ser utilizada pelo Frigosantos. O empreendimento deve gerar pelo menos dez novos empregos diretos e cerca de 30 indiretos.

A nova indústria pertence ao supermercadista itaquiraiense Justino Xavier dos Santos, que pediu a doação da área propondo investimentos na construção das instalações, com destinação para o abate de cerca de até 75 animais bovinos e 200 suínos.

O empresário tem o prazo de 90 dias para apresentar o projeto e cumprir exigências do Regimento Interno do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. O próximo passo será a aprovação da licença ambiental para que possa iniciar as obras sem o risco de embargo por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

O vereador João Gabriel de Oliveira (João Verdão), autor da indicação, disse que o abatedouro vai retirar da clandestinidade a carne comercializada na cidade e que muitas vezes é comprada in natura, no momento do abate, pelos colonos assentados e pelos próprios comerciantes de carne, que normalmente seguem até onde há a matança do animal.

Correio do Estado