16 de setembro de 2004 - 13:26

Sobe para 12 número de mortos nos EUA pelo furação

Pelo menos 12 pessoas morreram no sudeste dos Estados Unidos devido ao furacão Ivan, que chegou hoje ao Estado de Alabama. As autoridades informam que oito pessoas morreram na Flórida e outras quatro no Alabama, elevando para 82 o número total de vítimas de "Ivan, o terrível", que assolou o Caribe antes de chegar aos EUA.

Na Flórida, as mortes ocorreram pela formação de tornados nas cidades de Blountstown, Panama City e Milton, que precederam a passagem do Ivan. No Alabama, quatro pessoas morreram em Gulf Shores.

A intensidade dos ventos do Ivan diminuiu a 120 km/h e espera-se que continuem perdendo força até desaparecer nas próximas 36 horas, segundo o boletim das 15h (12h horário de Brasília) do Centro Nacional de Furacões. Nas primeiras horas de hoje, o furacão se movimentava em direção ao norte.

Os serviços de emergência informaram que mais de 70 mil pessoas estavam sem energia elétrica em Pensacola e 40 mil em Biloxi, Mississippi.

O presidente americano, George W. Bush, assinou hoje um decreto declarando zona de desastre os estados de Mississippi, Alabama e Flórida, com o objetivo de acelerar a ajuda federal à área.

Cerca de dois milhões de pessoas foram solicitadas a deixarem suas casas nos Estados Unidos. Os estados da Flórida, Louisiana, Alabama e o Mississippi estão em estado de emergência desde ontem.

 

 

Terra