12 de junho de 2007 - 10:28

Fidel Castro afirma que Bush ´está ansioso por carinho´

O presidente de Cuba, Fidel Castro, voltou na segunda-feira, 11, a criticar George W. Bush, afirmando que ele "está ansioso por carinho", numa nova coluna de sua série "Reflexões", divulgada por fontes oficiais.

Sob o título "O tirano em Tirana", Castro afirmou que o presidente americano "desfrutou de uma recepção sem protestos na Bulgária" ao comentar a atuação de Bush durante sua recente viagem por vários países da Europa. A declaração foi feita num momento em que a popularidade de Bush se encontra em baixa por causa da guerra do Iraque.

"Bush está ansioso por carinho. Aproveitou à vontade a recepção sem protestos na Bulgária", escreveu o líder cubano, no texto divulgado a correspondentes estrangeiros em Havana.

O líder cubano disse que na capital da Albânia, o presidente dos EUA "se pronunciou decididamente pela independência do Kosovo sem respeito algum pelos interesses da Sérvia, da Rússia e de vários países da Europa".

"Para compensar, disse à Sérvia que daria ajuda econômica se o governo apoiasse a independência do Kosovo, onde nasceu a cultura daquele país. É pegar ou largar", acrescentou.

O novo artigo é o 16º e o mais curto de todos os que Castro vem publicando na imprensa cubana desde março, quando inaugurou a coluna editorial apresentada como "Reflexões do Comandante-em-Chefe".

Castro concedeu, na semana passada, a sua primeira entrevista depois de 10 meses em recuperação de uma cirurgia. Além disso, na quinta-feira recebeu o presidente boliviano, Evo Morales.

O líder cubano não aparece em público desde 26 de julho do ano passado, cinco dias antes de delegar provisoriamente seus cargos ao seu irmão Raúl, ministro da Defesa.

 

 

Estadão