11 de junho de 2007 - 16:46

Calheiros entrega defesa e pode antecipar processo

Eduardo Ferrão, advogado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entregou na tarde desta segunda-feira ao Conselho de Ética a defesa de seu cliente. O material foi recebido pela assessoria do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), relator do processo apresentado pelo Psol contra Calheiros.
O presidente é acusado de receber apoio financeiro do lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, para pagar uma pensão à Mônica Veloso, com quem tem uma filha de 3 anos. O senador nega as acusações e, em sua defesa, tem dito que pagou a pensão com recursos próprios.
A agilidade de Calheiros pode antecipar o processo. Nesta segunda, o presidente do Conselho de Ética, senador Siba Machado (PT-AC), havia estipulado um prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos. Agora, no entanto, ele admite que o tempo pode ser menor.
"Isso pode antecipar tudo. Em menos de duas semanas podemos resolver o caso", disse Machado.
A entrega da documentação foi feita no mesmo dia em que Cafeteira teve acesso oficialmente aos documentos relacionados ao processo. Ele não quis antecipar qual será a sua estratégia e afirmou que só falaria após análise do material. Cafeteira não descartou, no entanto, ouvir a jornalista Mônica Veloso, com quem Calheiros tem uma filha.
O conteúdo da defesa de Calheiros também não foi divulgado, mas segundo sua assessoria "parece uma lista telefônica".
 
 
 
Terra Redação