16 de setembro de 2004 - 10:01

Novas linhas reforçam a transmissão de energia em MS

Responsável pela fiscalização dos serviços de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos deverá acompanhar a sessão de leilão de linhas de transmissão marcada para o dia 30 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A convite da Agência Nacional de Energia Elétrica, o diretor-presidente da Agepan, Anízio Tiago, poderá assistir ao leilão de outorga, que prevê a construção de duas linhas de transmissão (LT) no Estado.

O leilão acontecerá a partir das 13 horas na Bovespa, oferecendo a concessão para construção, operação e manutenção de instalações de linhas de transmissão, num total de 11 lotes em nove Estados. O lote “J” é o de duas linhas de transmissão de 230 kV em Mato Grosso do Sul: a primeira com extensão de 190 quilômetros entre Porto Primavera (SP) e Dourados (MS), e outra de 300 quilômetros, entre Porto Primavera (SP) e Imbirussu (MS).

As novas instalações irão compor a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional. Para Mato Grosso do Sul, as novas linhas representam um reforço significativo no sistema de abastecimento energético. “Ter mais opções de transmissão significa menos risco de sobrecargas e apagões, porque são mais ‘caminhos’ disponíveis para o tráfego de energia”, avalia o diretor-presidente da Agepan.
 
 
 
 
 
APn