9 de junho de 2007 - 05:29

Lula receberá a tocha pan-americana na próxima segunda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai receber a tocha pan-americana na próxima segunda-feira, em cerimônia marcada para as 11h30, em Brasília. A capital federal será a décima escala da chama, que foi acendida no começo da semana, no México, e passará por 51 cidades do País até chegar ao Rio no dia 13 de julho, data de abertura dos jogos.

O governo federal está bancando R$ 4,7 milhões dos R$ 10 milhões estimados como custo do trajeto da tocha pan-americana. A Presidência da República não informou, no entanto, se o presidente Lula chegará a correr com a tocha - os selecionados para carregá-la, em percursos de cerca de 400 metros, geralmente são atletas, ex-atletas e pessoas ligadas à comunidade, mas políticos estão vetados.

Tocha em Vitória

Nesta sexta-feira, a tocha passou por Vitória e foi carregada pelo pugilista Acelino Popó Freitas, vice-campeão pan-americano nos Jogos de Mar del Plata, em 1995. "O Pan foi fundamental em minha vida. Foi através desta competição e da medalha de prata que ganhei que obtive projeção e um grande impulso em minha trajetória esportiva”, contou o boxeador, que conquistou quatro títulos mundiais. O prefeito de Vitória, João Coser, e o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, também participaram do evento.

 

 

Estadão